Equipe

3d75b94d-f6b1-4888-82ec-6a18d2da9ab0

Oi, eu sou Paula, idealizadora do Núcleo Alia! Sou formada em Psicologia pelo Mackenzie/SP (2008), pós-graduada em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (2010) e também em Reabilitação Neuropsicológica pela mesma instituição (2013), onde aprendi a avaliar e estimular/reabilitar pacientes com déficits cognitivos, o que faço com muito carinho. Conclui meu mestrado com bolsa CAPES no Programa de Pós Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento no Mackenzie/SP (2018), onde atualmente curso o doutorado, também com auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As minhas áreas de pesquisa são o perfil cognitivo de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), as habilidades preditoras de alfabetização, os déficits cognitivos decorrentes do tratamento para o câncer e o impacto da pandemia de COVID-19 na saúde mental de puérperas no Brasil. Também ofereço palestras a escolas e pais, além de cursos sobre Neuropsicologia para profissionais das áreas da saúde. Tudo isso com ética, clareza e respeito ao próximo.

Currículo:

Paula Racca Segamarchi

Neuropsicóloga CRP 06/92254

Graduação em Psicologia – Universidade Presbiteriana Mackenzie – 2008

Formação e treinamento em Terapia Cognitivo Comportamental – Instituto de Neurociência e Comportamento de São Paulo 2008

Especialização em Neuropsicologia – USP 2010

Especialização em Reabilitação Neuropsicológica – USP 2013

Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento – Mackenzie – 2018

Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento – Mackenzie – 2022

Experiência em avaliação neuropsicológica, treino cognitivo e psicoterapia cognitivo comportamental.

Resumos publicados em congressos: O impacto do exercício físico nas funções executivas de mulheres em tratamento para o câncer de mama: Proposta de estudo de intervenção; Habilidades pré-alfabetização como preditoras de desempenho escolar: Proposta de um estudo longitudinal; Leitura e escrita de crianças acompanhadas por fonoaudiólogas que apresentam queixas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade; Crianças com queixas de desatenção e hiperatividade: Correlações entre as respostas dos pais na escala SNAP-IV e no CBCL/6-18; Inclusão escolar de aluno com transtorno do espectro autista: revisão de literatura em bases nacionais; Desempenho escolar de crianças com queixas de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade; Efeitos da estimulação das funções executivas em medidas de inteligência; Variabilidade de perfil cognitivo de crianças com queixas de desatenção e

hiperatividade; Correlação entre stress, sintomas de desatenção e hiperatividade e desempenho escolar em crianças com suspeita de TDAH; Perfil cognitivo de crianças com queixa de desatenção e hiperatividade; A relação entre a percepção e a regulação de emoções com o comportamento alimentar; Construção de uma escala de comportamento alimentar – ECA.

Artigos e capítulos de livros publicados: Associação entre e funções executivas e problemas de comportamento: uma revisão de literatura; Proposta de atividades para estimulação da percepção dos sons e das rimas em crianças Moçambicanas; Sintomas de estresse e presença de problemas emocionais e comportamentais em crianças com queixas de desatenção e hiperatividade; Students with special educational needs: Role of health in the interface with education; A influência do treinamento resistido na diminuição dos níveis de ansiedade e depressão em indivíduos adultos

Clique aqui para visualizar o Currículo Lattes


oie_15211442dyzbNUgF (1)

Olá, eu sou a Paula! Sou psicóloga pela Universidade Paulista (2012) e pós graduada em Neuropsicologia pelo Albert Einstein. Desde a minha formação acadêmica atuo com avaliação psicológica em diversas áreas (avaliações compulsórias, prestação de serviço para empresas e pacientes). Possuo também, pós graduação em Psicologia do Trânsito e credenciamento pelo Detran de Sorocaba desde 2015. Atualmente estou cursando especialização em Rorschach pela Sociedade Rorschach de SP. Meu objetivo é atender meus pacientes aliando meus conhecimentos técnicos e éticos, com meu amor, carinho e respeito, a fim de auxilia-los, junto aos seus familiares, da melhor maneira possível. 

Currículo:

Paula Maria Massari CRP 0/116503

Graduação em Psicologia – Universidade Paulista (UNIP) – 2012

Pós-graduação em Psicologia do Trânsito CEAT – SP – 2014

Pós Graduação em Neuropsicologia – Faculdade Albert Einstein – 2021

Certificação HUMANGUIDE – Abril 2020 

Cursando Especialização na Prova de Rorschach pela Sociedade Rorschach de SP

Experiência em avaliação psicológica para empresas em processo de seleção de pessoal, recrutamento interno, promoção de pessoal; avaliação psicológica com elaboração de laudos para empresas – avaliação psicossocial em conformidade com as Nr’s (trabalho em altura, espaço confinado, motoristas, etc.) e avaliação psicológica em geral, com elaboração de documentos escritos em conformidades com a resolução do conselho de psicologia.  

Cursos de extensão / formações complementares: Avaliação Psicossocial – VETOR EDITORA; Psicometria e Estatística na Neuropsicologia Clínica – Neurotransmissão (10 horas); HTP – 2019 – Sociedade Rorschach de SP; Pirâmides Coloridas de PFISTER – 2018 – Sociedade Rorschach de SP; Curso de Elaboração de Laudo Psicológico – VETOR SP – Julho 2014; Especialização em Psicologia do Trânsito – CEAT – Concluído em 2014; Palográfico – Aplicação e Avaliação Quantitativa e Qualitativa – VETOR 2011. 


Luiza-640x765

Olá, sou a Luiza, psicóloga formada pela USP (2011). Atualmente faço meu doutorado em Psicologia Clínica pelo Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, estudando problemas relacionados a jogar vídeo games entre adolescentes. Fiz meu mestrado lá, estudando a relação entre as famílias das crianças e as escolas. Tenho formação em Clínica Analítico-Comportamental Infantil, Orientação de Pais e Terapias Contextuais pelo Paradigma – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento. Gosto muito de dar aulas e de ajudar a formar outros psicólogos, faço isso dando aula em diferentes cursos de pós graduação em psicologia. Sou membro da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science) e coordenadora do grupo de interesse de Terapia de Aceitação e Compromisso para Crianças, Adolescentes e Famílias no capítulo Brasil da associação. Aqui no Núcleo Alia, atendo crianças, adolescentes e faço orientação parental. Leia mais. ✓

Currículo:

Luíza Chagas Brandão

Psicóloga CRP – 06/112.440

Graduação em Psicologia (Dez/2011): Universidade de São Paulo

Aprimoramento (Dez/2013) em Clínica Analítico Comportamental Infantil – Núcleo Paradigma.

Aprimoramento (Dez/2014) em Orientação de Pais – Núcleo Paradigma

Mestrado (Abr/2016) em Psicologia Clínica – Universidade de São Paulo. Dissertação: Comunicação escola e família: uma intervenção com professores baseada na análise funcional do comportamento

Aprimoramento (Dez/2017) em Terapias Comportamentais Contextuais – Núcleo Paradigma

Doutorado (em curso) em Psicologia Clínica – Universidade de São Paulo. Projeto:  Fatores associados ao uso excessivo de jogos eletrônicos entre adolescentes brasileiros

Clique aqui para visualizar o Currículo Lattes 


maria luiza nova foto 28-07

Oi, eu sou a Maria Luíza. Faço parte do Núcleo Alia há dois anos, participando das avaliações e das intervenções.
Possuo formação em Autismo pela FAFIT e capacitação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia, desta forma, aqui na clínica, acompanho os atendimentos e os treinos cognitivos. Tenho formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC, em Neurociências pela USP e sou graduanda do décimo semestre em Psicologia pela Universidade Paulista.
Estou sempre à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que as famílias possam ter.

Currículo:

Maria Luíza Viana Santos

Graduanda em Psicologia – Universidade Paulista – 10º semestre

Formação em autismo pela FAFIT

Capacitação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC

Curso de Neurociências e doenças neurológicas – USP

Cursando Terapia Cognitivo-Comportamental focada na criança e no adolescentes – CETCC

Experiência em avaliação neuropsicológica e treino cognitivo.

Cursos de extensão / formações complementares: Perfil neuropsicológico do TDAH, Introdução à Neuropsicologia, Avaliação neuropsicológica em idade pré-escolar, Avaliação neuropsicológica avançada do transtorno do espectro autista, Intervenção precoce no TEA, Aprofundamento teórico em ABA, Alfabetização no TEA, ABA para aplicadores, Escala WISC-IV treinamento avançado, NEPSY II, Escala Bayley de desenvolvimento infantil, Avaliação neuropsicológica da Comunicação pela bateria MAC, Fundamentos da terapia cognitivo-comportamental e Fundamentos da terapia cognitivo-comportamental focada na criança e no adolescente.


Valéria Schmidt

Olá, Sou Valéria Gonçalves, psicóloga graduada pela UNESP (1998) e pedagoga graduada pela ULBRA. Sou especialista em saúde mental na infância e adolescência e psicopedagogia, com formação em terapia cognitivo comportamental. Tenho 20 anos de experiência trabalhando com desenvolvimento humano na área clínica e educacional, atuando na formação de professores, crianças e adolescentes, orientação a pais e educação especial. Sou estudiosa e amante do que faço. Com ética e respeito busco ajudar meus pacientes a encontrarem seu caminho para o desenvolvimento de suas potencialidades.

 

Currículo:

Valeria Silmar Schmidt Gonçalves

Psicóloga CRP – 06/53822

 

Graduação em Psicologia – UNESP/Bauru – 1997

 

Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional – INBRAPE – Assis/SP – 2000

 

Especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência – IBEE São Paulo/SP – 2003

 

Curso de formação para facilitador de grupo de Autoajuda para depressão e ansiedade Fondazione IDEA/Universita Degli Studi di Milano, Itália – 2004

 

Trabalho voluntário como facilitador de grupo de autoajuda para pessoas com transtornos de depressão e ansiedade. – Fondazione IDEA – 2005

 

Graduação em Pedagogia – ULBRA – 2011

 

Atualização em Transtornos da Infância e Adolescência – ABC Aprendizagem – 2018

 

Psicologia e desenvolvimento infantil – Orientações para pais e educadores – 2019

 

Seminário de Terapia Cognitiva comportamental – 2019

 

Curso de Terapia cognitivo comportamental (TCC) para Crianças e Adolescentes – Ciclo Ceap 2020/2021

 

Especialização em Neuropsicológica – Avaliação e reabilitação – FMUSP – 2023

 

Experiência em atendimento clínico a crianças e adolescentes, atendimentos em instituições de educação especial, coordenação de escolas de educação infantil e formação de professores.


Mara Daher

Olá, eu sou a Mara Daher, fonoaudióloga formada pela PUCCAMP (1978).  Fiz meu mestrado na Universidade de São Paulo – USP (2003). Sou formadora de professores e coordenadores pelo Instituto de Ensino Superior Vera Cruz (ISE).  Possuo ampla experiência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos com transtornos de linguagem, aprendizagem, dificuldades na alfabetização, déficit de atenção e de processamento auditivo.

No trabalho de fonoaudiologia educacional fui integrante do grupo de pesquisas Linguagem e Aprendizagem – CNPQ da PUCC. Atualmente estou cursando especialização em Psicopedagogia e Neurociências.

Além disso, ministro cursos e palestras nessas áreas e realizo formação de professores em linguagem oral, leitura e escrita, RTI (programas de resposta à intervenção) atenção, memória e funções executivas, em escolas privadas e públicas.

Sou apaixonada pelo que faço e as áreas de Linguagem e sua interface com a Aprendizagem são as que mais me encantam. Auxiliar meus pacientes a se comunicarem e aprenderem melhor, e contribuir para que as escolas possam melhorar o ensino como forma de prevenção de dificuldades de linguagem e aprendizagem, são minhas motivações.

 Currículo:

Mara Ligia Costa Daher

Fonoaudióloga CRFª 2-4703

Graduada em Fonoaudiologia – PUCCAMP

Mestre em Ciências – Universidade de São Paulo (USP)

Especialista em Linguagem

Especializada em Psicopedagogia e Neurociências (UNIP)

Exerce atividades de avaliação e terapia dos transtornos de linguagem e aprendizagem desde 1979. É pioneira na utilização da Informática Educacional nas terapias. Coautora do livro “A INFORMÁTICA NA FONOAUDIOLOGIA”, primeira publicação nacional na área. Autora de capítulos de livros sobre aprendizagem da leitura/escrita e utilização da informática nas terapias.  Realizou apresentações em congressos com os temas Fonoaudiologia Educacional, Aplicações da Informática e Atendimento clínico em linguagem/leitura e escrita.  É formadora de professores nas áreas de linguagem oral, leitura/escrita, aprendizagem, funções executivas, memória e atenção. Realizou inúmeros cursos de extensão tanto como aluna como professora. Exerceu cargo de fonoaudióloga educacional no Colégio Integrado Veritas e Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Beija-Flor, onde hoje é assessora nas mesmas áreas. Também foi responsável pela formação de professores na Prefeitura Municipal de Caieiras e é ex-professora do CEFAC: Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica. Além disso, integrou o grupo de pesquisas Linguagem e Aprendizagem (CNPQ) da PUC de Campinas. Presta trabalho de consultoria à instituições educacionais nas áreas de linguagem, alfabetização, leitura, escrita e adaptações curriculares.


Sarah Alonso - Fonoaudióloga

Olá, eu sou a Sarah, fonoaudióloga formada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).  Sou mestre em distúrbios da comunicação humana pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduada em Gerontologia pelo Instituto Israelita Albert Einstein.  Minhas principais áreas de atuação são: fluência, linguagem e aprendizagem com experiência no atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Eu me encontrei na profissão a partir da minha vivência na prática clínica, sou feliz em presenciar a evolução em uma via de mão dupla entre terapeuta e paciente. Meu objetivo é transformar o conhecimento em estratégias terapêuticas a fim de aprimorar as habilidades comunicativas no âmbito da linguagem e consequentemente proporcionar qualidade de vida aos pacientes.

Currículo:

Sarah Pereira Alonso

Fonoaudióloga CRFª 2-20926

 

Graduada em Fonoaudiologia – UNESP

Mestre em Distúrbios da comunicação Humana – UNESP

Especialização em Gerontologia – Instituto Israelita Albert Einstein

 

Resumos publicados em congressos: 

Caracterização das competências sociais de adultos com gagueira – Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.

 

Capítulos de livros publicados:

 

Avaliação da fluência em pré-escolares com gagueira. In: Avaliação da fala e da linguagem: perspectivas interdisciplinares em Fonoaudiologia.

 

Cursos de extensão / formações complementares: 

 

META – Curso Estratégias de ensino nos transtornos funcionais específicos (Dislexia, TDAH, Falha de Processamento Auditivo), ABA para aplicadores e Curso de estimulação da fala e da linguagem: Fala bebê


Karina Sousdaleff - Graduanda em Psicologia

Oi, eu sou Karina! Graduanda em Psicologia na Universidade Paulista e estagiária do Núcleo Alia! A Psicologia é a minha terceira formação e foi nesta área que tive a certeza que fiz a escolha profissional mais acertada. Acredito muito na capacidade do ser humano em se transformar em sua melhor versão, e creio que com o auxílio de profissionais comprometidos, como aqui, no Núcleo Alia, as pessoas tem a oportunidade de se beneficiar de práticas baseadas em evidências capazes de promover o desenvolvimento do ser humano em todas as suas potencialidades. A Neuropsicologia, focada na compreensão da relação entre cérebro e comportamento, e a Psicopatologia, a ciência que estuda os estados psíquicos relacionados ao estado mental do indivíduo são minhas grandes áreas de interesse dentro da Psicologia.

Currículo:

Karina Silva Sousdaleff Gurgel

Graduanda em Psicologia – Universidade Paulista

Graduação em Administração de Empresas – Universidade Paulista

Pós-graduação em Administração Hoteleira – Senac Águas de São Pedro

Capacitação em Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia

Cursando Diagnóstico em Psicopatologia- FLNC

Cursos de extensão / formações complementares: Tarefas de teoria da mente; Deficiência intelectual; Educação inclusiva; Psicologia do desenvolvimento e aprendizagem; Dificuldades de aprendizagem frente a outros transtornos; Introdução à inteligência emocional; Terapia cognitivo-comportamental: principais fundamentos.